Roteiros

Viçosa tem lugares para a prática da observação de aves. Alguns são públicos, outros particulares. Se você precisa de guias, consulte nossa seção de guias, indicamos guias para Viçosa e região, incluindo o Parque da Serra do Brigadeiro.

Roteiros

mata do Paraíso
Mata do Paraíso 
É um fragmento de floresta Atlântica com 450 hectares, pertence a Universidade Federal de Viçosa. Está localizada aproximadamente a 6 km do Campus da UFV. Existem trilhas bem conservadas que o turista pode usar: a Trilha do Aceiro, a Trilha dos Gigantes e o Caminho das Águas. Na Mata do Paraíso podem ser observados aves como o tangarazinho, trinca-ferro, gavião-pega-macaco, entre muitos outras aves de floresta. Aberto à visitação durante a semana, fechado nos finais de semana.Para agendar uma visita de grupos acima de cinco pessoas, é necessário contatar a Estação pelo telefone (31) 3899-3390 com uma antecedência mínima de três dias úteis. Se você preferi podemos agendar sua visita e guia-lo pelo Mata do Paraíso.

Sítio Parzanini
 Sítio Parzanini

Sítio particular de 4 hectares de área aberta, mas próximo de floresta. No sítio podem ser observados a gralha-do campo, o bico-de-pimenta, o canário-do-campo, tiê-sangue e o araçari-de-bico-branco, entre outros. Para visitar o sítio entre em contato com o Aves de Viçosa pele sua ficha de contato ou pelo email avesdevicosa@hotmail.com.



Fazenda Ducan-Ferreira.
Fazenda Duca Ferreira

Fazenda antiga, com uma boa área de floresta. Na fazenda podemos observar aves como o Pichochó, trinca-ferro, pica-pau-rei, japu, gavião-pega-macaco, gavião-de-gabeça-cinza entre outros. Área particular, para visitar a fazenda entre em contato com o Aves de Viçosa através de nossa ficha de contato ou pelo email avesdevicosa@hotmail.com.



Parque Serra do Brigadeiro.
Parque Estadual Serra do Brigadeiro
Foi criado em 27 de setembro de 1996, está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 70 Km de Viçosa. O parque  tem 14.984 hectares de área protegida do bioma Mata Atlântica, além de florestas outra fitofisionomia que o turista pode conhecer é o campo de altitude. O curso d' água integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. No parque podem ser observados a araponga, araponga-do-horto, saíra-lagarta, tovaca e muitas espécies de beija-flores entre tantas outras espécies. O Parque não possui área de camping e a visitação deve ser feita no período diurno. É possível almoçar dentro do parque. O visitante é acompanhado de um guarda-parque durante a visita, que só pode ser realizada no período de funcionamento: 7 às 17 horas. Telefone: (32) 3721-7491. E-mail: pebrigadeiro@meioambiente.mg.gov.br. Mas, se você preferir podemos enviar uma solicitação de visita, agendar almoço no parque  e guiá-lo pelas trilhas para você ver as espécies de sua preferência. Para isso use nosso formulário de contato ou pelo nosso email avesdevicosa@hotmail.com.



Piscicultura e raniculturada UFV
Recanto das CigarrasLocalizada dentro do campus da UFV, na direção do hospital veterinário. Na piscicultura é possível observar as espécies de aves aquáticas que ocorrem em Viçosa como o frango-d'água-azul (Porphyrio martinicus), o frango-d'água-comum (Gallinula galeata) , jaçanã (Jacana jacana), pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis) e garças,  O acesso ao local é permitido, mas os portões só estão abertos no horário de funcionamento de trabalho do campus, isto é de 8:00 às 16:00 horas. Nos finais de semana permanece fechado. A piscicultura e a ranicultura estão numa mesma área, mas é a piscicultura o local mais interessante para a observação de aves, com seus vários tanques.

Recanto das Cigarras
Fragmento de floresta dentro do campus da UFV, com infraestrutura para festas e shows como banheiros, quiosques, bebedouros e, churrasqueiras. No Recanto das Cigarras existem trilhas que podem ser usadas para observação de aves e que dão no aceiro da mata. Neste local é possível observar aves florestais como o tangará (Chiroxiphia caudata), tiê-domato-grosso (Habia rubica), saira-viuva (Pipraeidea melanonota), saíra-douradinha (Tangara cyanoventris), gavião-tesoura (Elanoides forficatus) entre outras espécies.  Os portões estão abertos de 7:00 até as 17:00 horas. Para fazer as trinhas com segurança e ver as espécies com mais facilidade é importante contratar os serviços de um guia.

Entrada do campus da UFV
Campus da UFV

No campus da Universidade Federal de Viçosa pode ser observada aves de áreas abertas e aquáticas como o biguatinga (Anhinga anhinga) e o biguá (Phalacrocorax brasilianus). Atrações especiais são os bandos de saí-andorinha (Tersina viridis) e araçari-de-bico-branco (Pteroglossus aracari). Fácil acesso.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets