segunda-feira, 4 de março de 2013

Alimentando beija-flores

Alimentador para beija-flor. Beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis) em primeiro plano. Foto:M.Eiterer Existem muitas formas de atrair aves para o seu jardim. Usar alimentadores é  apenas uma delas. Alimentadores podem nos proporciona oportunidades maravilhosas de ver uma ave bem de perto. Além de ser uma forma de aproximar crianças e jovens da avifauna local. Eles também podem ser bons para as aves, se usados com responsabilidade e da maneira correta. Alimentadores requerem gastos e tempo. Então, pense nisso antes de começar.  Pendurar um alimentador significa assumir responsabilidades para o bem-estar de animais nativos. Se você não está preparado para seguir a rotina de manutenção de um alimentador considere outras alternativas para atrair aves para perto de sua casa. O alimentador mais conhecido é o de beija-flores. Por isso, nesse primeiro texto começo por ele.

Beija-flores são 90 % nectarívoros e 10 %insetívoros. Por causa do seu metabolismo alto os beija-flores procuram insistentemente uma fonte de energia, as flores nectaríferas. Um jardim com flores tubulosas e vermelhas irá atrair beija-flores. Mas, podemos usar os alimentadores para beija-flor se o jardim ainda está sem plantas, ou se queremos dar uma fonte extra de alimento para os beija-flores. 


O que devemos colocar nos alimentadores para beija-flor?Use apenas água com açúcar a 20%, nada mais do que isso. Porque? O néctar é primariamente uma solução energética, composta de água e açúcares (sacarose, frutose, glicose). Néctar é o nome da solução açucarada produzida pelas plantas no interior de uma estrutura secretora chamada nectário.Mas não é só isso: trata-se de uma solução energética devidamente temperada... A proporção dos diferentes tipos de açúcar, a concentração de cada um deles e a quantidade total de néctar são algumas das características que variam de acordo com a espécie de planta. E é em parte graças a essa variação que flores de plantas diferentes tendem a atrair conjuntos mais ou menos distintos de polinizadores. Então, não use nada mais além de água com açúcar  Não use mel, nem açúcar mascavo, nem açúcar refinado e muito menos suco de frutas. Use somente açúcar cristal e água. Devemos lembrar que a solução de água e açúcar é um bom veículo para disseminação de bactérias e fungos que podem ser nocivos para as aves. Por isso, a limpeza e troca diária são vitais.


A limpeza e troca dos alimento e muito importante. Alimentadores de beija-flores devem ser limpos e a água trocada todos os dias, pois a solução não deve fermentar e não devem gerar bactérias ou outros micro-organismos que podem prejudicar os beija-flores. Lave os alimentadores todos os dias com uma escova e água corrente. Não use detergente, sabão ou outro produto de limpeza. Uma vez por semana use água quente para uma limpeza mais profunda. Para evitar formigas prefira alimentadores com fosso. Não use inseticidas ou qualquer produto químico. Abelhas são atraídas pelo amarelo, a simples remoção das partes amarelas pode ajudar a evitar as abelhas. Li uma recomendação para esfregar alho. Talvez funcione, pois beija-flores não sentem cheiro, mas as abelhas sentem.


Por fim, o simples fato de você colocar um alimentador pode não atrair a quantidade de beija-flores que você esperava. Porque? O seu jardim talvez não seja um habitat adequado para os beija-flores. Cultive um jardim com flores tubulosas de preferência vermelhas, coloque arbustos que podem funcionar como poleiros e alguma fonte de água. E lembre-se, dependendo de onde está localizado seu jardim seu alimentador poderá atrair os mais inesperados visitantes.


Visitante de bebedouro de beija-flor. Sagui-de-car- branca (Callithrix geoffroy).iFoto: M. eiterer

2 comentários:

  1. Que bacana a foto do mico, mas não gosto do alimentador de beija-flores, prefiro as flores que citou "flores tubulosas", engraçado que até as bougainvilleas recebem estes visitantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gosto de alimentadores de plástico, o plástico resseca e produz reentrâncias que viram criadouros de fungos e bactérias. Prefiro o vidro, faço meus bebedouros com garrafinhas de vidro de leite de coco. O vidro pode ser fervido na água para limpeza sem problemas. Como escreveu Helmut Sick no seu livro 'Ornitologia Brasileira', os bebedouros são uma forma de ajudar no crescimento de populações de beija-flores principalmente naqueles locais onde elas foram afetadas. Criar jardins com espécies nativas e de flores tubulosas também ajuda muito.

      Excluir

’recentPowered By Blogger Widgets