domingo, 2 de agosto de 2015

A lei da mata Atlântica em gibi

 Cartilha explica a Lei n° 11.428/06




O Núcleo de Defesa da Mata Atlântica o NUMA do Ministério Público da Bahia preparou e disponibilizou uma cartilha, com 24 páginas, sobre as principais regras da Lei n° 11.428/06, a Lei da Mata Atlântica. A redação é de Fábio Fernandes Corrêa, titular da promotoria de Justiça Especializada em Meio Ambiente, de Âmbito Regional, com sede em Teixeira de Freitas/ BA. A ilustração é de Bruno Santana.  A cartilha no formato de gibi é direcionada a estudantes de ensino fundamental e médio e agricultores. Um trabalho importante que torna a lei acessível para todos.

Com a ajuda do André o leitor vai conhecer os estados onde a  Lei n° 11.428/06 é aplicada, o que é vegetação primária e secundária, quem pode ser considerado pequeno produtor rural, o que pode ser extraído da floresta por ele, por exemplo. E, nas cidades? A cartilha também mostra as regras para a supressão da floresta nas cidades. 
Cartilha do NUMA
O leitor fica sabendo ainda o que é Plano Municipal de Conservação e Restauração da Mata Atlântica e  sua importância com instrumento de planejamento .  Você pode baixar a cartilha neste link.

Viçosa: a Mata Atlântica é aqui


Margem de rio recentemente desmatada em Viçosa. Foto Ítalo Stephan
É importante tornar a Lei n° 11.428/06 acessível para os agricultores e estudantes de escolas públicas e particulares de Viçosa , pois nosso município está sob os domínios da Mata Atlântica. Viçosa  de acordo com  ONG SOS Mata Atlântica tem 3656.00 ha de floresta, o que corresponde a 12% remanescente da Mata Atlântica (dados de 2012 e 2013). Contudo, nossa região vem sofrimento com o desmatamento e a falta de fiscalização. Mesmo as áreas de preservação permanentes (APP) com as margens de rio não são respeitadas aqui, mesmo o município sofrendo  crise hídrica. Viçosa  é considerada área prioritária  para conservação (leia mais aqui), no entanto o município não tem unidade de conservação e  não tem e não está discutindo seu Plano Municipal de Conservação e Restauração da Mata Atlântica. Falta  pressão social.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.