segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Qual é a ave símbolo do meu Estado?

 Qual é a ave símbolo do meu estado?

Passei este final de semana pensando qual seria a ave símbolo do meu Estado, Minas Gerais. Não tinha a mínima ideia de qual seria. Numa pesquisa rápida, encontrei o livro de 2003 de Roberto de Oliveira Gonçalves,  'Aves-símbolos dos estados brasileiros', da editora AGE, onde a seriema (Cariama cristata) é indicada como a ave símbolo de Minas Gerais.
O livro esta dividido por Estados. Na abertura do capítulo o autor caracteriza fisicamente o Estado. Em seguida, faz um apanhado histórico dos naturalistas que passaram por alí, interessados, entre outras coisas, nas aves.  Depois, o autor mostra qual é a ave símbolo daquele estado e relata alguns casos interessantes sobre a ave. Por fim, Roberto de Oliveira Gonçalves  apresenta dados biológicos da ave. 

No caso da seriema, ave símbolo de Minas Gerais, o autor nos mostra curiosidades como o  porquê o agricultor não mata ou persegue a ave. Explica o significado da palavra seriema ou sariema, que eu não posso deixar de contar. Seriema ou sariema, de etimologia indígena, significa 'quase ema'. 
M.Eiterer 

3 comentários:

  1. Para homenagear os Estados e o Distrito Federal do Brasil, estou escrevendo contos-fábulas a partir das aves-símbolos elencadas por Roberto de Oliveira Gonçalves. Em breve, o material será publicado. Élcio Mário Pinto, Sorocaba/SP, 02/07/2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótima notícia Élcio! Vamos aguardar com grande curiosidade!

      Excluir
  2. Olá M. Eiterer.
    Para conversarmos a respeito das aves-símbolos e das produções que começam a ser lançadas em Morretes/PR e outras cinco cidades de SC em outubro de 2015, faça contato - elcioescritor@gmail.com

    ResponderExcluir

’recentPowered By Blogger Widgets