sexta-feira, 24 de junho de 2011

Para crianças: Sabiá-laranjeira


Joana e Alex são dois irmãos. Alex mora e estuda em outra cidade. Ele faz o curso de biologia. Ele sempre quis ser biólogo. Alex adora estudar e observar aves. Joana é sua irmã caçula. Ela tem 12 anos. Os dois são muito amigos. Joana é muito esperta e curiosa. Alex está passando as férias com a família. Eles moram num pequeno sítio, em uma cidade pequena, uns 150 km de onde ele estuda. No sítio tem um pomar com muitas frutas. Está na época das laranjas e mexericas. Os pés estão carregados de frutas amarelinhas.  Joana e Alex estão no pomar colhendo mexericas e laranjas:
— Nossa! Que canto lindo! Quem será que está cantando? — diz Joana, olhando para  as árvores tentando localizar o dono da voz canora.
—Ah! É o sabiá-laranjeira. Olha ele ali! — exclama Alex, quase sussurrando e apontando discretamente o dedo, denunciando a localização do passarinho.
— Que bonito ele é! A barriga é cor de laranja. Ah! Então é por isso o nome laranjeira! – sussurra Joana, para não assustar o sabiá.
— Por isso mesmo! É uma característica tão marcante, que os  cientistas deram o nome de Turdus rufiventris. Rufi quer dizer  laranja e ventris é barriga , ou seja, rufiventris quer dizer   barriga laranja. Além da barriga laranja ele tem a garganta branca que se destaca quando ele canta. A pálpebra é amarela. Consegue ver? — pergunta Alex.
— Nossa, parece até que ele está de óculos! — diz Joana, encantada. — E, sabiá? O que significa? — pergunta curiosa.Sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris). Foto: M. Eiterer.
— A palavra sabiá tem origem numa língua indígena, o tupi, significa ‘o que reza muito’, por causa do canto  elaborado e duradouro do sabiá — explica Alex.
— Nossa que cara de desconfiada ele tem!
—É, o sabiá-laranjeira é muito desconfiado e também muito brigão. Ele briga com as outras aves e até com outros sabiás por comida.
— Onde o sabiá-laranjeira gosta de viver?
— O sabiá-laranjeira gosta de viver em lugares com muitas árvores. Ele precisa das árvores para dormir, para construir seu ninho e buscar alimento.
— Mas, eu vi já o sabiá no chão.
— Mesmo gostando de árvores, ele tem boas pernas para caminhar e ciscar. E, é no chão que ele bebe água, toma banho e busca comida.
— O que o sabiá-laranjeira come?
— Ele come  insetos e minhocas, além de frutas. Olha ele lá, comendo mamão!
— Que outras frutas ele gosta de comer?
— Amoras, laranjas e mamões maduros são seus frutos preferidos. Ele também come pimenta-malagueta.
— Pimenta? Credo!
— Isso mesmo! Ele  come pimenta.  Outro fruto que ele gosta é o de imbaúba, uma árvore comum nas nossas florestas. Gosta também de coquinhos como do açaí e do dendê. Come o coquinho inteiro e só depois de uma hora cospe o caroço. 
— Puxa! Além de excelente cantor, ele espalha sementes!

— É verdade! Ele  espalha sementes por vários lugares.
— Nossa! Que pássaro especial é o sabiá-laranjeira. E, o que acontece com o sabiá-laranjeira quando ele quer ter filhotes?
— Na época da reprodução, quando o sabiá-laranjeira vai ter seus filhotes, o macho precisa ser escolhido por uma fêmea. Para ser escolhido o macho canta mais e mais bonito. Ele pode ficar cantando horas seguidas para ser escolhido. O sabiá macho constrói o ninho com raízes, pedaços de plantas e barro, em forma de tigela. Os ovos são pequenos e pintadinhos de marrom. Os jovens sabiás são diferentes dos adultos, eles são manchados.
— Existem outros sabiás, além do laranjeira?
— Existem no Brasil 17 espécies  de sabiás.
— Nossa!17 sabiás diferentes? Quantos sabiás!
— Temos o sabiá-poca, sabiá-barranco, sabiá-branco, sabiá-una, sabiá-coleira...Você precisa conhecer todos eles.
— O que eu posso fazer pelo sabiá-laranjeira, para que ele continue cantando e espalhando sementes?
—Temos que plantar árvores,  para que ele tenha onde dormir e fazer seu ninho e comer frutas. E, criar lugares onde ele possa beber água e tomar banho.Sabiá-laranjeira bebendo água. Foto: M. Eiterer.
— Só isso?
—Sim! Fazendo estas pequenas coisas o sabiá-laranjeira vai continuar cantando  e nos encantando. Agora vamos entrar. Já está ficando tarde e papai e mamãe devem estar preocupados — diz Alex, apanhando as mexericas e colocando na sacola, com cara de preocupado.
Alex pega a alça da sacola com uma das mãos, com a outra segura firme a mão da irmã. Os dois seguem em direção a casa.

M. Eiterer      


Nota da autora: O sabiá-laranjeira, dependendo da região do Brasil, recebe outros nomes. Talvez você o conheça por um desses nomes: Sabiá-laranja,  sabiá-de-barriga-vermelha, sabiá-de-barriga-roxa, sabiá-piranga, sabiá-coca, piranga, ponga, sabiá-cavalo, corochiré-puytá. Eu usei o nome sabiá-laranjeira porque é o nome que nós usamos aqui.
Fontes
ANDRADE, Gabriel Augusto de. Nomes populares das aves do Brasil: Belo Horizonte: SOM/IBDF, 1982.
SICK, Helmut. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SIGRIST, Tomas. Avifauna brasileira. São Paulo: Avis Brasilis, 2009.


2 comentários:

  1. Gostei muito da hisória. Vou contá-la para meus alunos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Pequenos Notáveis! Além das histórias, no blog, você também encontra aves para colorir. Um grande abraço!

      Excluir

’recentPowered By Blogger Widgets