quinta-feira, 9 de junho de 2011

Para crianças: João-de-barro

  
Chove fininho, sem parar. O joão-de-barro está feliz. Ele adora a chuva, pois precisa dela para construir seu ninho, uma casinha toda de barro. Primeiro ele escolhe uma árvore, com galhos fortes. Sobre um dos galhos ele começa a construir sua casinha.



João-de-barro construindo a casinha. Foto: M. Eiterer.

Lá vai ele cutucar a terra molhada com seu bico. Ele junta um pouco de barro no bico e carrega até o galho. Uma camada sobre outra, ele vai construindo a casinha. Para a casinha não desmoronar, ele faz uma pequena pausa para o barro secar.

Oh, não! A chuva voltou a cair e está ficando muito forte. Chuvas muito fortes atrapalham a construção da casinha. Sem chuvas? Nem pensar! Iria faltar matéria-prima, o barro, e a obra atrasaria. Uns 15 dias são necessários para terminar toda a obra.
Hora do almoço! Hum! Uma minhoca, uma lesma ou quem sabe uma apetitosa aranha. Ele adora caminhar pelo chão atrás de seus petiscos ou então de barro.
João-de-barro pegando minhocas. Foto: M. Eiterer.
Por dentro, a casinha é dividida em dois cômodos, o da frente e o de trás. A fêmea coloca os ovos no de trás. Esperta ela, não é! Este cômodo não recebe ventos, e assim é bem mais quente, além de ficar bem mais protegido dos predadores. Mas, antes de colocar os ovos o piso da casinha é todo forrado (Que cuidado!) Os filhotes moram na casinha de barro até não precisarem mais dos pais.
Além do barro, o joão-de-barro precisa de árvores, pois é nela que ele irá construir sua casinha. Na falta de árvores ele acaba construindo a casinha nos postes de iluminação.

Casinhas de joão-de-barro em poste de iluminação. Foto: M. Eiterer.

Se você quer ver muitos joões-de-barro caminhando pelo seu jardim pegando minhocas e construindo sua bela casinha plante árvores e evite impermeabilizar o solo.
M.Eiterer
 
Nota da autora:
O joão-de-barro é conhecido no Brasil inteiro, mas talvez você o conheça por outro nomes como: barreiro, forneiro, pedreiro, oleiro, hornero ou amassa-barro. Os cientistas deram para ele o nome de Furnarius rufus. Furnarius que dizer forno, porque a casinha parece com um antigo forno de barro. E, rufus que dizer avermelhado, por causa da sua cor.


Fontes:
ANDRADE, Gabriel Augusto de. Nomes populares das aves do Brasil: Belo Horizonte: SOM/IBDF, 1982.
SICK, Helmut. Ornitologia brasileiria. rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.