sábado, 6 de agosto de 2011

Para crianças: A árvore e o pica-pau


Ai, ui!
— O que foi dona Árvore?
— Tem um bichinho comendo minha madeira.
— Eu posso ajudar dona Árvore.
— Quem é você?
— Eu sou um pica-pau.
— Muito bem senhor Pica-pau, como o senhor pretende me ajudar?
— Eu sou capaz de furar a sua madeira com meu bico. E com minha  língua comprimida e pegajosa  retiro o bichinho que está lá dentro.
— Ah! O senhor é um médico de árvores?
— Bem… podemos dizer que sim.
— Mas minha madeira é muito dura, se  bater seu bico nela, vai ficar com uma grande dor de cabeça.
— Não! Dona Árvore. Minha cabeça tem ossos e músculos especiais e bem resistentes. Eu posso bater à vontade que minha cabeça não dói.
— Hum...E como o senhor vai chegar perto do lugar onde o bichinho está se não tenho galhos perto para o senhor se agarrar?
— Dois dedos do meu pé são virados para frente e dois para trás, além disso tenho unhas grandes, curvas e afiadas, que me ajudam a agarrar no tronco. Também uso minha cauda para me apoiar. Eu sou um pica-pau-de-banda-branca, veja os meus dois dedos virados para frente e minhas grandes garras curvas e afiadas. Foto:M.Eiterer.
— E, depois que você tirar o bichinho, o que vai fazer com ele?
— Eu vou comê-lo. Nós os pica-paus comemos insetos e larvas que vivem na madeira das árvores.
— Ora, ora! Então o senhor vai fazer uma cirurgia, para ter o seu almoço!
— Isso mesmo dona Árvore.
— E quantos de vocês têm por aí?
— Bem, dona árvore aqui no Brasil tem uns...47 pica-paus diferentes. Existem pica-paus bem pequenos, chamados de pica-pauzinhos ou pica-pau-anão. Tem pica-pau branco e outros muito coloridos. Tem até um pica-pau-rei!
— Nós árvores somos muito importantes para os pica-paus?

— Sim! Para nós pica-pau árvores são muito, muito importantes. É das árvores que retiramos nosso alimento, dormimos nos galhos e construímos nossos ninhos.
— Vocês constroem seus ninhos nas árvores? Como?
— Nós cavamos um buraco no tronco, aproveitando as partes ocas, que já foram comidas pelos insetos. A fêmea ajuda a abrir o buraco, coloca e choca os ovos, que são brancos.
— Você é macho ou fêmea?
— Eu sou um macho. Os machos são mais coloridos, mas a diferença é bem sútil, tem que prestar bastante atenção para perceber. Os pica-paus macho podem ter um vermelho na cabeça ou debaixo do bico que as fêmeas não têm, por exemplo.
— Nossa pica-pau! Não sabia que éramos tão ligados!
— Sim, é verdade! Precisamos muito de vocês árvores. E, vocês, árvores, precisam muito dos nossos serviços. Por isso, ficamos muito preocupados com que os homens estão fazendo, derrubando tantas árvores. Sem árvores não existirá mais pica-paus. Por isso pedimos ajuda de todos que estão lendo esta história que não deixem derrubar as árvores e plantem novas árvores por todos os lugares. Assim, árvore e pica-paus continuaram a existir.

M.Eiterer


Fontes:
ANDRADE, Gabriel Augusto de. Nomes populares das aves do Brasil: Belo Horizonte: SOM/IBDF, 1982.
SICK, Helmut. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Leia também a história do sabiá-laranjeira

2 comentários:

  1. Que estória interresante!
    Vou lê-la para o meu filho Murilo...acho que ele vai adorar.
    Abração
    Luciano Cunha

    ResponderExcluir

’recentPowered By Blogger Widgets