Artesanato do Paraíso

O Paraíso é uma área rural de Viçosa (MG). Uma área que ainda mantém grandes fragmentos de florestas, que são refúgios  da fauna e flora nativas da região. O Paraíso protege espécies endêmicas da Mata Atlântica como o rato-vermelho-do mato (Rhagomys rufescens) ou o macaco Sauá (Callicebus nigrifrons) espécie com população em declínio, entre muitos outros. É também um local excelente para observação de aves, onde podem ser vistas espécies como o gavião-pega-macaco ( Spizaetus tyrannus ) um gavião florestal, a juruva-verde (Baryphthengus ruficapillus) ou o trinca-ferro (Saltator similis), espécie ameaçada na região por causa do tráfico de animais, só para citar algumas, pois em Viçosa já foram avistadas 364 espécies de aves (veja a lista completa aqui). No Paraíso também tem muitas nascentes que abastecem o rio São Bartolomeu. 30% da água da cidade de Viçosa é proveniente dessa região.  No Paraíso vivem, ainda, pequenos produtores com suas famílias, que produzem legumes, verduras, café, frutas, eucalipto, flores ornamentais, cachaça, leite, queijo, ovos, galinhas, ovelhas e gado. Toda essa produção abastece a cidade de  Viçosa. Além disso, na zona rural do Paraíso temos muitos artesãos que trabalham com as mais diversificadas técnicas.  Esta página foi criada para divulgar o trabalho dos artesão dessa região de Viçosa, que luta para conservar sua tradições e belezas naturais.

Casal de saíra-amarela borda em ponto cruz por Bethe
Casal de saíras amarelas ( Tangara cayana ) bordados em ponto cruz, em pano de prato da marca Doller . Saíras amarelas podem ser vistas no Paraíso. Preço R$ 18,00. Por Bethe.

Casal de tangarazinho bordado em ponto cruz por Bethe. Ave nativa de Viçosa
Casal de tangarazinho ( Ilicura militar) bordada em ponto cruz em pano de prato da marca Doller,. Preço R$ 18,00. Por Bethe. Tangarazinho vive em fragmentos de floresta no Paraíso.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets