domingo, 8 de março de 2015

Concurso de arte: carta aos professores

Sanã-vermelha> Foto: Jarbas Mattos



Caro (a) Professor(a),
    

Iniciamos mais um concurso de arte que tem como tema central as aves de Viçosa. Este ano o concurso quer atrair os olhares de nossas crianças e jovens para as aves dependentes de áreas úmidas de Viçosa. Todos os seres vivos precisam de água. As aves precisam de água, para beber, para limpar as penas, para tomar banho. Mas, algumas espécies são mais
dependentes das áreas úmidas, como os brejos e matas ciliares, pois é onde buscam alimento, onde fazem seus ninhos, é onde vivem.Sem esses locais especiais essas espécies irão desaparecer. Extinção, perda de biodiversidade são palavras que não estão apenas nos livros didáticos, estão acontecendo no nosso município e muito rápido.  A educação ambiental é uma das ferramentas que temos para mudar este cenário.

Professor(a) leia com atenção o regulamento do concurso, inscreva sua escola e participe com seus alunos. Oriente seus alunos a  realizarem uma pesquisa  sobre o tema, tendo como objetivo conhecer as aves dependentes de áreas úmidas que ocorrem na nossa região e a importância de conservar o seu habitat, os brejos e matas ciliares. Veja a lista das espécies que ocorrem em Viçosa no ANEXO I. Brejos e matas ciliares são Áreas de Preservação Permanente (APP), não podem ser  alteradas. O Novo Código florestal Brasileiro define as áreas de APPs, Lei nº12.651/12. Uma outra Lei chamada 'Lei dos Crimes Ambientais', Lei n.º 9.605 de 13 de fevereiro de 1998, define como CRIME a utilização das APPs sem autorização dos órgãos ambientais. A obrigação de preservar as APPs é do proprietário do terreno, que inclusive deve recompor a vegetação original delas, caso tenham ocorrido alterações.
 

Na internet existem sites que são depositários de fotos e sons de aves, Viçosa tem observadores de aves que depositam nestes sites fotos e sons gravados registrados em Viçosa. Recomendamos: Wikiaves <www.wikiaves.com.br>, Xenocanto< www.xecanto.com>, o blog Aves de Viçosa (http://avesdevicosa.blogspot.com>.Visitem o Museu de Zoologia da Universidade Federal de Viçosa.  Estaremos  disponibilizando material  no blog Aves de Viçosa e na nossa página no facebook (facebook/avoa.minas) que poderá ajudá-lo e aos seus alunos. Fique atento!
                                                                                                                                                      

                                                                                                                                                                                                                                             A organização  do concurso



0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets