terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Concurso de arte pelas Aves


'Pássaros radiantes' Gabriel de Brito Honório, 14 anos
  'Pássaros radiantes'
Gabriel de Brito Honório, 14 anos
Professora Virginia Mello
Escola Municipal 'Ministro Edmundo Lins'
Saí-azul (Dacnis cayana), Tiziu (Volatinia jacarina) e pintassilgo (Sporagra magellanica )
'Pássaros radiantes'
Gabriel de Brito Honório, 14 anos
Professora Virginia Mello
Escola Municipal 'Ministro Edmundo Lins'
Saí-azul (Dacnis cayana), Tiziu (Volatinia jacarina) e pintassilgo (Sporagra magellanica ) - See more at: http://avesdevicosa.blogspot.com.br/2014/10/mostra-virtual-descobrindo-nossas-aves.html#sthash.GyLGylbD.dpuf

Em 2014, a Associação viçosense de Observadores de Aves (AVOA) realizou, com o apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura de Viçosa (MG), da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFV e o Grupo de Educação e Interpretação Ambiental – GEIA-Mata, o seu I Concurso de Arte. O concurso fez parte da programação do I Festival das Aves de Viçosa realizados entre os dias 20 e 21 de setembro de 2014.

 

Participaram dessa primeira edição do concurso 204 alunos, orientados por 24 professores, de 10 escolas entre particulares, municipais e estaduais. Trinta obras foram selecionados por 3 jurados para uma mostra que aconteceu no gramado das 4 pilastras entre os dias 20 e 21 de setembro de 2014. Os certificados foram entregas em uma cerimônia no Anfiteatro da Biblioteca Central, no dia 21 de setembro. 

Nas obras foram retratadas 75 espécies de aves, das 364 avistadas em Viçosa , sendo que destas 1 espécie já está extinta no município, o gavião-preto (Urubutinga urubutinga) e 10 estão ameaçadas de extinção local. A espécie mais reproduzida, pelos alunos foi o tiê-sangue (Rhamphocelus bresilius), ave símbolo da Mata Atlântica e ameaçada de extinção em Viçosa. O objetivo dessa primeira edição do concurso foi de que professores, crianças e jovens descobrissem esse importante patrimônio natural que são as aves de Viçosa, uma parte importante da nossa biodiversidade que precisa ser protegida. Se você ainda não viu os trabalhos selecionadas nessa primeira edição do concurso clique aqui.
Kauã Júnior de Souza Gregório, 5 anos
'Tiê-sangue'
Kauã Júnior de Souza Gregório, 5 anos
 Cláudia Aparecida Fontes
 Escola Municipal 'Nossa Senhora de Fátima'
 Tiê-sangue
(Ramphocelus bresilius )
ESPÉCIE AMEAÇADA DE EXTINÇÃO


A  AVOA já está preparando a segunda edição do concurso, o regulamento e inscrição serão lançados em março de 2015. A inscrição poderá ser realizada entre os meses de março até final maio. A seleção dos trabalhos será em setembro. A mostra da vitória e a entrega de certificados acontecerá no dia 5 de outubro, dia da ave. 


0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets