quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Resenha: Aves do campus da Unicamp e arredores

 Resenha: Aves do campus da Unicamp e arredores

O livro 'Aves do Campus da Unicamp e Arredores' de MilenaCorbo,  Arthur Macarrão, Giulia B. D'Angelo, Carlos HenriqueAlmeida,  Wesley Rodrigues Silva  e Ivan Sazima, publicado pela editora Avis Brasilis neste ano é um guia de campo para identificação das aves que ocorrem no Campus da Universidade Estadual de Campinas, em Campinas - São Paulo.


As 320 páginas do livro estão organizadas em duas partes, uma com a apresentação das 169 espécies e outra com a história natural. Acompanha o livro um CD com 85 vocalizações. Os prefácios são de Fernando Ferreira Costa, Reitor da Universidade Estadual de Campinas e de Fernando C. Straube ornitólogo da Hori consultoria Ambiental. O livro é dedicado a memória de Jacques Marie Edne Viellard. 

Abrindo a primeira parde, a observação de aves: quem, como, onde fazer essa atividade de lazer. Logo a seguir uma introdução ao estudo das aves: origem, classificação, distribuição, morfologia e comportamento. Fechando esse tópico uma ilustração mostra o nome para cada parte do corpo da ave.  

Segue a apresentação das 169 espécies de aves, organizada por ambiente, sendo considerados 4 ambientes principais: ambiente aberto e semiaberto, aquático, ambiente florestado, ambiente aéreo. O ambientes são identificados por tarjas coloridas na margem de cada página do livro, onde são apresentadas as espécies. Espécies crípticas foram colocadas lado a lado, para facilitar a identificação, mesmo que não ocorram no mesmo hábitat.  Espécies em alguma categoria de extinção foram identificadas com texto e silhueta da ave em vermelho. Nem todas as espécies possuem gravação no CD ( o livro trás 169 espécies e o livro 85 vocalizações), aquelas espécies contempladas tem uma indicação na sua ficha, através de um desenho de uma nota musical. Para cada espécie consta: uma foto; nome vulgar; nome científico; família; tamanho; dimorfismo sexual, presente ou ausente; ambiente; alimentação; nidificação e notas.

A segunda parte: História natural escrito por Ivan Sazima, está subdividido em: higiene e conforto; descanso diurno e noturno; insetivoria e controlo de pragas; flores e polinização; frugivoria e dispersão; granivoria e lavouras; onivoria e oportunismo; carnivoria e controle de populações; piscivoria e modos de pesca; sondando e filtrando; pirataria: roubo de alimento; associações interespecíficas; necrogagia e serviços sanitário; reciclagem de nutriente; provisão de alimento; beber, regurgitar e defecar; vozes cantos e chamados; corte e acasalamento; cuidados a prole; brincadeiras com objetos; predadores de aves. O texto é conciso e  ilustrado com fotos.

Ao final do livro o leitor ainda recebe indicações de como saber mais sobre o tema com indicações de livros,  artigos, material sonográfico e sites.

É só mais um guia de campo regional? Não. É melhor.  Organizar as espécies por hábitat, foi sem dúvida uma ótima escolha e diferente dos guias de campo que estamos acostumados a usar.  Essa organização fez de 'Aves do Campus da Unicamp e Arredores'  perfeito para aqueles que amam observar, mas não estão familiarizados com classificação taxonômica e, por isso, evitam usar guias. Ideal para observadores iniciantes que começam a usar guias de campo.  Bom para aqueles estudantes de biologia que querem iniciar uma leitura sobre aves ou começar a aprender a identificá-las no campo. Excelente para escolas de ensino fundamental e médio que querem colocar a observação de aves no seu programa ou usá-la como tema transversal ou gerador.  

Mas é só isso que o guia tem de diferente? Não. Além do CD como 85 vocalizações, da introdução ao estudo das aves,  a parte sobre história natural é também é um diferencial. Depois da sua leitura o leitor vai passar a entender melhor aquilo que observa como: '(...) Ao arrepiar as plumas, em dias quentes ou frios, as aves estão regulando a sua temperatura. (...)' ou '(...) Bicando um  ferimento recente no dorso de uma capivara ( Hydrochoerus hydrochaeris), o carrapateiro (Milvago chimachima) toma sangue, comportamento raro em aves. (...)'. Uma boa leitura mesmo para aqueles que não estão em Campinas. Sentimos falta da indicação, nas fotos,  daquelas características importantes que identificam as espécies no campo. Mas, mesmo assim, continua sendo um bom guia para Campinas e para os observadores de aves iniciantes que estão na região sudeste. 

Os autores são todos biólogos, mestrandos, mestres ou doutores, alguns professores e com alguma experiência na área de ornitologia.

Boa leitura!


M.Eiterer

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets