sábado, 29 de dezembro de 2012

O Paraíso e as nascentes do São Bartolomeu

Você, observador de aves que estará na Mata do Paraíso no dia 26 de janeiro para o encontro de observadores de aves, conheça um pouco sobre a importância desse fragmento e do bairro Paraíso para o município de Viçosa. 

O bairro Paraíso está localizado na região sul de Viçosa.  Ele (ainda) é  uma zona rural. A cafeicultura e as pastagens para gado leiteiro continuam presentes, pequenos sítios abastecem a cidade de legumes, verduras, plantas ornamentais e  flores de corte, contudo o eucalipto vem ganhando espaço. No bairro Paraíso estão as nascentes dos principais afluentes do Rio São bartolomeu: Santa Catarina, Engenho, Paraíso, Palmital e Araújo. O Rio São Bartolomeu é o principal rio da cidade. Viçosa depende do rio São Bartolomeu para seu abastecimento de água potável. A bacia hidrográfica do São Bartolomeu ocupa uma área de 55,10 km2, o que corresponde a 18,48% da superfície do município de Viçosa. A Mata do Paraíso protege a nascente do Santa Catarina. A Mata do Paraíso é um dos maiores remanescentes florestais de Viçosa com 400 ha. No passado a Mata do Paraíso sofreu com a exploração de uma pedreira e com o desmatamento. Até a década de 50 era feita a captação de água da cidade em uma de suas represas. Atualmente a Mata do Paraíso é administrada pela Universidade Federal de Viçosa, onde realiza pesquisas e trabalhos de educação ambiental.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.