sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A entrada da casinha do João-de-barro

  Chuvas e ventos condicionam a direção da abertura do ninho de joão-de-barro?

João-de-barro 
Desde criança ouço a história de que a abertura da casinha do joão-de-barro estaria em posição contrária a direção das chuvas e ventos. E, que o joão-de-barro assim protege seus ovos. Será? Essa é uma boa hipótese a ser testada. Não é mesmo? Então a pergunta a ser respondida seria: Chuvas e ventos condicionam a direção da abertura do ninho de joão-de-barro?A direção da entrada do ninho é condicionada pelo clima?
Recentemente li o resultado de uma pesquisa testando justamente esta hipótese. O que foi descoberto? Que a construção dos ninhos não são condicionados pelas chuvas ou pela direção dos ventos como se pensava.  A arquitetura do ninho, o material de construção, o microclima ou mesmo a combinação de todos esses fatores é que poderiam estar influenciando o comportamento do joão-de-barro na construção do seu ninho.
 Ninhos com aberturas opostas. Chuvas e ventos não tem influencia sobre a construção.




Fonte
SOUZA, Franco L.; SANTOS, Cinthia A. 2007. Climate and nest opening orientation in Furnarius rufus (Furnariidae). Iheringia Série Zoologica 97: 00-00

  A autora
Marinês Eiterer Marinês Eiterer tem uma profissão muito legal, é bióloga. Ela adora observar aves. E, incentiva todo mundo a observar também. Gosta de escrever sobre aves e plantas, principalmente para crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets