terça-feira, 27 de outubro de 2015

O discurso da Prof.ª Kátia Artifon



 II Concurso de Arte: entrega de certificados. Discurso da Prof.ª Kátia Artifon de Marco

 Kátia Artifon de Marco é professora de arte educação do Colégio Nossa Senhora do Carmo e da Escola Estadual Santa Rita de Cássia. Vários trabalhos das duas escolas, sobre orientação dela, ganharam menções honrosas, ouro e prata. Kátia fez um discurso representando as professoras de arte educação, na entrega de certificados do concurso de arte da Avoa. Reproduzimos na íntegra o discurso dessa brilhante professora.

Prof.ª Kátia Artifon de Marco
Prof.ª Kátia Artifon de Marco
Quero primeiramente cumprimentar as autoridades presentes, coordenação do concurso, coordenadores e diretores das escolas, aos alunos, pais e aos meus colegas professores que  hoje cumpro a  missão de representá-los nesse evento. Dizer a todos que é um imenso prazer  poder conviver com as pessoas dessa cidade de  Viçosa que muito bem me acolheu .Agradecer a Deus por nos permitir estarmos aqui nesse dia .

João Pedro Artifon Canton, 'No quintal da minha casa', lavadeira-mascarada. Menção honrosa.
Agradecer  aos promotores desse concurso (a  Avoa  - Associação Viçosense dos observadores de aves) em especial à Marinês que sempre esteve disponível a responder às nossas dúvidas e nos orientou nessa caminhada, agradecer a oportunidade que nos ofereceram de estarmos em contato com esse conhecimento interdisciplinar que uniu a Ciência e a Arte, pois a infância e a adolescência vivem do conhecimento e da visualidade que lhe é oferecida ou imposta pelos meios de comunicação de massa, e como o caminho se faz ao caminhar,  podemos afirmar que esta foi uma excelente oportunidade de proporcionarmos o contato dos nossos alunos com o conhecimento e a imagem natural de parte da fauna e da flora existente nos brejos de nossa cidade  tendo como resultado final essas produções visuais maravilhosas aqui expostas e também a certeza de que somos  hoje cidadãos comprometidos  com a preservação destas espécies.


Amanda Martins Ramos -'Família' - lavadeira-mascarada. Menção Prata.

Agradecer às direções e coordenações das escolas que muito se empenharam em nos proporcionar meios para a execução dos trabalhos e apoiaram nossa adesão ao concurso.


 Agradecer em especial a todos os alunos que se propuseram a participar e o fizeram com excelência, que muito se dedicaram e empenharam para chegar até aqui, e que como o poeta podem dizer:  
' Você não sabe o quanto eu caminhei  pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu não cochilei...' Cidade Negra– A estrada.

Na  interação da arte e da ciência primeiramente seguiu-se o caminho da pesquisa, das espécies do brejo e do habitat onde vivem, após o domínio deste, houve a  escolha para sua composição, produção e  fruição carregadas  de significado.


Parabenizar estes e também os demais alunos que também realizaram as suas produções, mas que infelizmente pelo número limitado de trabalhos não podemos enviá-los à primeira etapa de classificação  do concurso.



Isabela Cristina Viana dos Santos- A beleza do brejo - garça-moura. Menção Prata e Menção ouro, no voto popular
Quanto a nós arte educadores,  que fomos os mediadores desta proposta, posso dizer pela minha atuação que foi uma tarefa difícil porém gratificante e com excelente resultado. Acompanhamos todo o processo poético dos nossos alunos.  Também nos coube a difícil tarefa da educação do olhar e da consciência da preservação. Fixar o olhar a uma imagem, lê-la, mesmo que por um curto período de tempo,  é quase impossível pois a modernidade, a pressa, não nos permitem esse tempo para o olhar pensante, sensível e afetivo.  Conforme a autora Mirian Celeste Martins  estudiosa da educação do olhar :  
Este Olhar que aprecia, pensa, reflete, interpreta, avalia, julga  e é  a partir deste, desta sensibilização que se produz criativamente.
 Observando hoje toda esta produção nós professores podemos afirmar que realizamos essa educação do olhar com muita competência.


Esta proposta nos oportunizou o contato com novos conhecimentos,  experiências, e a descoberta de novas competências,   podemos dizer que:

cores de plantas, de aves, de brejos, nos remetem às tintas, aos materias escolhidos para a técnica da produção.O traçado das penas das aves, da vegetação, nos remete às linhas e tramas da arte de nossa representação pictórica.Os sons das aves são melodias que ao ouvirmos nos emocionam.



Novamente saliento que todas essas emoções e sensibilidade experiência das são caminhos percorridos pela ciência e pela arte os quais nos levaram à  conscientização da importância  de valorizarmos e preservarmos  as espécies e o habitat existentes nos brejos de Viçosa ou de qualquer lugar que estivermos.

Alex Júnior Lopes de Souza -Realeza do brejo-garça-real. Menção Ouro

Enfim, este é um processo sem volta, pois a semente da gratidão, do amor, da vida,  foi plantada e nos rende frutos. Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets
More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.