II Concurso de Arte: entrega de certificados. Discurso da Prof.ª Kátia Artifon de Marco
Quero primeiramente cumprimentar as autoridades presentes,
coordenação do concurso, coordenadores e diretores das escolas, aos alunos,
pais e aos meus colegas professores que
hoje cumpro a missão de
representá-los nesse evento. Dizer a todos que é um imenso prazer poder conviver com as pessoas dessa cidade
de Viçosa que muito bem me acolheu .Agradecer a Deus por nos permitir estarmos aqui nesse dia .
Agradecer aos
promotores desse concurso (a Avoa - Associação Viçosense dos observadores de
aves) em especial à Marinês que sempre esteve disponível a responder às nossas
dúvidas e nos orientou nessa caminhada, agradecer a oportunidade que nos
ofereceram de estarmos em contato com esse conhecimento interdisciplinar que
uniu a Ciência e a Arte, pois a infância e a adolescência vivem do conhecimento
e da visualidade que lhe é oferecida ou imposta pelos meios de comunicação de
massa, e como o caminho se faz ao caminhar,
podemos afirmar que esta foi uma excelente oportunidade de proporcionarmos
o contato dos nossos alunos com o conhecimento e a imagem natural de parte da
fauna e da flora existente nos brejos de nossa cidade tendo como resultado final essas produções visuais
maravilhosas aqui expostas e também a certeza de que somos hoje cidadãos comprometidos com a preservação destas espécies.
![]() |
Agradecer às direções e coordenações das escolas que muito
se empenharam em nos proporcionar meios para a execução dos trabalhos e
apoiaram nossa adesão ao concurso.
Agradecer em especial a todos os alunos que se propuseram a
participar e o fizeram com excelência, que muito se dedicaram e empenharam para
chegar até aqui, e que como o poeta podem dizer:
' Você não sabe o quanto eu caminhei pra chegar até aqui, percorri milhas e milhas antes de dormir, eu não cochilei...' Cidade Negra– A estrada.
Na interação da arte
e da ciência primeiramente seguiu-se o caminho da pesquisa, das espécies do
brejo e do habitat onde vivem, após o domínio deste, houve a escolha para sua composição, produção e fruição carregadas de significado.
Parabenizar estes e também os demais alunos que também
realizaram as suas produções, mas que infelizmente pelo número limitado de
trabalhos não podemos enviá-los à primeira etapa de classificação do concurso.
Quanto a nós arte educadores, que fomos os mediadores desta proposta, posso
dizer pela minha atuação que foi uma tarefa difícil porém gratificante e com
excelente resultado. Acompanhamos todo o processo poético dos nossos alunos. Também nos coube a difícil tarefa da educação
do olhar e da consciência da preservação. Fixar o olhar a uma imagem, lê-la, mesmo
que por um curto período de tempo, é
quase impossível pois a modernidade, a pressa, não nos permitem esse tempo para
o olhar pensante, sensível e afetivo. Conforme a autora Mirian Celeste Martins estudiosa da educação do olhar :
Este Olhar que aprecia, pensa, reflete, interpreta, avalia, julga e é a partir deste, desta sensibilização que se produz criativamente.
Observando hoje toda esta produção nós professores podemos
afirmar que realizamos essa educação do olhar com muita competência.
Esta proposta nos oportunizou o contato com novos
conhecimentos, experiências, e a
descoberta de novas competências, podemos dizer que:
cores de plantas, de aves, de brejos, nos remetem às tintas,
aos materias escolhidos para a técnica da produção.O traçado das penas das aves, da vegetação, nos remete às
linhas e tramas da arte de nossa representação pictórica.Os sons das aves são melodias que ao ouvirmos nos emocionam.
Novamente saliento que todas essas emoções e sensibilidade
experiência das são caminhos percorridos pela ciência e pela arte os quais nos
levaram à conscientização da
importância de valorizarmos e preservarmos as espécies e o habitat existentes nos brejos
de Viçosa ou de qualquer lugar que estivermos.
Enfim, este é um processo sem volta, pois a semente da
gratidão, do amor, da vida, foi plantada
e nos rende frutos. Mais uma vez, parabéns a todos os envolvidos.
0 comentários:
Postar um comentário