quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Mostra Fotográfica

No mês das flores, as aves invadem a floricultura Flores e Versos!

 'Um dos primeiros atos dos marinheiros portugueses que, a 22 de abril de 1500, alcançaram a costa sobrecarregada de floresta do continente sul‐americano nos 17 graus de latitude sul, foi derrubar uma árvore. Do tronco desse sacrifício ao machado de aço, confeccionaram uma cruz rústica ‐ para eles, o símbolo da salvação da humanidade.(...)'.WarrenDean


A vida dentro dos framentos florestais de Viçosa é revelada por nove observadores de aves que são também fotógrafos amadores. Esses retalhos verdes são vestígios de uma imensa floresta que no passado cobria toda a costa atlântica:

'Na costa leste da América do Sul, estendia‐se outrora uma imensa floresta ou, mais precisamente , um complexo de tipos de florestas, (...). Entre oito e 28° de latitude sul, interiorizava‐se a cerca de quinhentos quilômetro da costa no norte e alargava‐se a mais de quinhentos quilômetros no sul. No total, a floresta cobria cerca de 1 milhão de quilômetros quadrados. Esse complexo tem sido chamado de Mata Atlântica brasileira (...).' Warren Dean (A ferro e fogo:a história da devastação da Mata Atlântica brasileira).


Nesta mostra você conhecerá 25 espécies de aves. Elas foram retratadas por observadores de aves que estiveram ou vivem em Viçosa,o que mostra a aptidão da região para o turismo de observação de aves. Contudo, em Viçosa já foram extintas 32 espécies de aves e 64 estão ameaçadas de extinção. 10 espécies, das 25 dessa mostra estão ameaçadas de extinção local: a juruva‐verde (Baryphthengus ruficapillus), o abre‐asa‐de‐cabeça‐cinza (Mionectes rufiventris), pica‐pau‐rei (Campephilus robustus), maracanã‐verdadeira (Primolius maracana), rendeira(Manacus manacus), surucuá‐variado (Trogon surrucura), coruja‐listrada (Strix hylophila), tico‐tico‐da‐mata (Arremon semitorquatus), gavião‐pega‐macaco (Spizaetus tyrannus) e o tiê‐sangue (Ramphocelus bresilius), ave símbolo da Mata Atlântica. As principais causas de extinção são o desmatamento e o tráfico de animais. A próxima espécie a ser extinta será provavelmente o trinca‐ferro‐verdadeiro (Saltator similis), por causa das gaiolas. Precisamos refletir sobre o que estamos fazendo com nossas florestas e criar medidas urgentes para não perder mais biodiversidade e recuperar o que foiperdido.
Agradecimentos
Agradecemos aos observadores/fotógrafos que gentilmente aceitaram participar dessa mostra: Alexander Zaidan (Viçosa/MG), Aureo Guaitolini (Aracruz/ES), Celi Aurora (Carangola/MG), Gustavo Soares de Oliveira (Vitória/ES), Justiniano Magnago (Serra/ES), Marinês Eiterer (Viçosa/MG), Neici Magnago (Linhares/ES), Saulo Gomes (Brasília/DF) e Zé Campos (Viçosa/MG) e ao Departamento de Turismo da Prefeitura de Viçosa, pela impressão das fotos e em especial a Brenda Santunioni que tem colocado todo o seu empenho na divulgação do turismo de observação de aves.
Realização:Associação Viçosense de Observadores de Aves (AVOA) e floricultura Flores & Versos
Apoio:Departamento de Turismo‐Prefeitura de Viçosa
facebook/avoa.minas 
twitter/AvoMinas
avesdevicosa.blogspot.com avesdevicosa@hotmail.com



0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets