quarta-feira, 3 de abril de 2013

Cadê o louro?

Amazona vinacea. Foto: Wikipedia
Em Viçosa temos 5 espécies de psitacídeos. Psittacidae é a família ornitológica que inclui os papagaios, araras, maracanãs e afins. E o nosso papagaio, o nosso louro é o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea).  Como o nome já diz, seu peito é  arroxeado. A testa, a região entre o bico e os olhos, íris e a base do bico são vermelhos.  O papagaio-de-peito-roxo é uma espécie monogâmica, permanecendo com um único parceiro até a morte. Alimenta-se de coquinhos e frutas. Não é considerado um bom dispersor de sementes e sim um predador.

A resposta a pergunta do título: 'Cadê o louro', não é nada fácil. Uma pesquisa em 2000 estimou a população de papagaio-de-peito-roxo em Viçosa em meros seis (6) indivíduos. Isso mesmo! Só 6 indivíduos. As cores e a capacidade de imitar a voz humana desperta o interesse de pessoas pelos papagaios, que querem tê-los como animais de estimação. Por causa disso, essas aves são perseguidas pelos traficantes de animais. Sem dúvida, essa perseguição colocou esse grupo de aves no topo da lista  da ‘Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção’ como maior número de espécies listadas.  Além da caça para a comercialização, eles sofrem com a contínua destruição do hábitat. O papagaio-de-peito-roxo precisa de árvores altas e com um buraco oco para nidificar. Árvores com essas características são cada vez mais raras. Além de tudo, quando esses animais são caçados para a venda, as árvores que possuem ninhos costumam ser derrubadas. Se, os poucos que restam não conseguem reproduzir a população vai ficando cada vez menor. Para agravar ainda mais a situação, como já vimos, o papagaio de peito-roxo  é uma espécie monogâmica.

Mas por que o papagaio-de-peito-roxo é caçado e traficado?  Porque há quem os capture. E, há quem os compre.  Papagaios não são animais de estimação. Eles devem permanecer livres. Deixem o louro na floresta. Lá é o lugar dele.

Fontes 
 MORAES, Larissa Lacerda.Bicho da vez: papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea). Museu de Zoologia João Moojen. Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: <http://www.museudezoologia.ufv.br/bichodavez/edicao24.htm>. Acesso em: 3/04/2013.
RIBON, Romulo; SIMON, José Eduardo; MATTOS, Geraldo Theodoro de. 2003. Bird extinctions in Atlantic forest fragments of the Viçosa region, Southeastern Brazil. Conservation Biology 17:1827-1839.
 A autora
Marinês Eiterer Marinês Eiterer tem uma profissão muito legal, é bióloga. Ela adora observar aves. E, incentiva todo mundo a observar também. Gosta de escrever sobre aves e plantas, principalmente para crianças.

0 comentários:

Postar um comentário

’recentPowered By Blogger Widgets