quarta-feira, 14 de maio de 2014

Arte pela liberdade das aves

O 'Movimento Infanto juvenil Crescendo com Arte' realiza há 21 anos atividades artisticas com crianças . Todos os anos eles realizam concursos de arte tanto  nacional quanto internacional. Este ano o tema do concurso internacional é 'Arte pela liberdade das aves do meu país'. 

A maioria das aves possui dotes que maravilham o ser humano: beleza, canto e capacidade de voar. Por isso, muitas são aprisionadas e condenadas a passar toda a vida em espaços minúsculos. Além de ser uma ação cruel contra um animal, essa prática leva a um grande desequilíbrio nos ecossistemas dos quais essas aves são retiradas. Muitas espécies de aves já foram extintas e outras correm o mesmo risco.
 

Essa ação cruel provoca uma prática ilegal: o tráfico de animais silvestres. E só há tráfico porque existem compradores para as aves capturadas no seu habitat. Se ninguém comprar aves para aprisioná-las em gaiolas, não haverá mais tráfico.
 

Mas nem só aquelas que vivem na natureza são privadas de sua liberdade nessas ações agressivas. Muitas aves criadas pelo homem também são privadas de liberdade por ações nem sempre consideradas ilícitas, como, por exemplo, os gansos criados para a produção de foie gras (tipo de patê de fígado), confinados em espaços mínimos e obrigados a comer quantidades superiores à sua capacidade de ingestão para acelerar um crescimento exagerado do fígado; as galinhas poedeiras passam toda a vida dentro de uma espécie de caixa, sem espaço para poder se mover; os gansos confinados para terem suas penas limpíssimas para depois serem arrancadas sem piedade para confecção de travesseiros; as aves de belas plumagens que as têm arrancadas para a confecção de fantasias e artefatos de decoração; os pombos criados em cativeiro para a prática de competições de tiro e de rituais de magia negra; os galos criados isolados em gaiolas e estimulados à agressão para lutarem nas rinhas até a morte e que têm esporas de metal implantadas para ferirem mortalmente o adversário...
 

As aves criadas pelo homem de forma lícita, domiciliadas ou mantidas em cativeiro devem ter o direito a um espaço adequado e a uma boa alimentação e não serem submetidas a sofrimentos e a atos cruéis.

O objetivo do concurso é para que as crianças descubram as aves da sua região, conheçam os problemas relacionados com sua conservação e entendam o que deve ser feito para sua proteção. E, expressem isso com arte. Escolas públicas, privadas, escolas de arte podem participar. Mas, se você é uma mãe ou pai e quer que seu filho ou filha participe individualmente, também pode. Participe! Veja o regulamento:


 Mais informações:
http://artmica.blogspot.com/
Ler
’recentPowered By Blogger Widgets